Glenn Ford

Glenn Ford é o nome artístico de Gwyllyn Samuel Newton Ford (Québec, 1° de Maio de 1916 ? Los Angeles, 30 de Agosto de 2006), e foi um ator americano, nascido no Canadá.

SEU INÍCIO DE VIDA E CARREIRA
Nascido Gwyllyn Samuel Newton Ford em Jeffrey Hale, Hospital em Quebec, Ford era filho dos anglo-quebequenses Hannah Madeira Mitchell e Newton Ford, um condutor de trem. Por seu pai, Ford era um sobrinho-neto do primeiro-ministro do Canadá, Sir John A. Macdonald. Ford mudou-se para Santa Monica, Califórnia, com sua família, com a idade de oito anos, e se tornou um cidadão naturalizado dos Estados Unidos em 1939.

Depois Ford formou-se na Santa Monica High School, onde começou a trabalhar em pequenos grupos de teatro. Enquanto estava na escola, ele fazia biscates inclusive trabalhando para Will Rogers que lhe ensinou equitação. Ford comentou mais tarde que seu pai não tinha nenhuma objeção a seu crescente interesse em atuar, mas disse-lhe: "Está tudo bem se você quiser ser um ator, mas somente se você aprender alguma coisa primeiro. Deverá ser capaz de ter um carro e consertá-lo. Deverá ser capaz de construir uma casa, cada pedacinho dela. Então você sempre vai ser alguma coisa". Ford atendeu o conselho e durante a década de 1950, quando foi um dos atores mais populares de Hollywood, trabalhou regularmente em encanamentos, fiações elétricas e ar condicionado em casa. Às vezes, ele trabalhava como carpinteiro e instalador de janelas de vidro.

Ford foi descoberto em 1939 por Tom Moore, um caçador de talentos para a 20th Century Fox. Seu nome artístico veio da cidade natal de seu pai, Glenford. Seu primeiro grande papel foi no filme Heaven with a Barbed Wire Fence, de 1939.

Em seguida, ele assinou um contrato com a Columbia Pictures do mesmo ano. O contrato da Ford com a Columbia marcou uma mudança significativa no modelo de negócios bem sucedido do estúdio. O chefe da Columbia, Harry Cohn, passou décadas observando outros estúdios - notadamente a Warner Brothers - os problemas com suas estrelas de contrato e construiu seu estúdio pobre a partir de um empréstimo. O astuto Cohn desenvolvia suas estrelas (seu pequeno estúdio de então não podia pagar altos salários) com imagens e propagandas do estúdio, e isso aumentou imensamente seu sucesso. Compreensivelmente, Cohn tinha resistido por muito tempo a desenvolver seu próprio parque de estrelas de contrato (ele tinha como primeiro contratado o alemão Peter Lorre em 1934, mas não sabia o que fazer com ele), depois Rosalind Russell, em seguida Ford e também o estreante William Holden. Cohn argumentava que duas pessoas com as mesmas características poderiam ser usados como substitutos um do outro, mas depois se tornariam um incômodo. Embora muitas vezes competindo entre si, Ford e Holden se tornaram bons amigos. Suas carreiras seguiriam mais ou menos paralelas entre si através da década de 1940, até que Holden se tornou um superstar por sua notável associação com o diretor Billy Wilder em 1950.


O SERVIÇO MILITAR
Ford interrompeu sua carreira no cinema como voluntário para o serviço na Segunda Guerra Mundial com o United States Marine Corps Reserve em 13 de dezembro de 1942. Ele foi designado em março 1943 para o serviço ativo no Marine Corps Base em San Diego. Ele foi enviado para Corpo de Fuzileiros Navais Escolas Destacamento (Seção fotográfica) em Quantico, Virginia, três meses depois, com ordens como um técnico de produção de cinema. Promovido a sargento, Ford retornou para a base de San Diego, em fevereiro de 1944 e foi atribuído a próxima seção de rádio do Gabinete de Relações Públicas, sede da empresa, base sede do Batalhão. Lá, ele encenou e transmitiu o programa de rádio Halls of Montezuma. Ford foi dispensado da Marinha em 07 de dezembro de 1944, devido úlceras duodenais que lhe tinha hospitalizados por vários meses.

Depois da guerra, ele foi capaz de retomar a sua carreira no cinema com a ajuda de Bette Davis, que lhe deu sua primeira oportunidade em 1946 com o filme A Stolen Life.

Em 1958, Ford entrou para a Reserva Naval dos Estados Unidos e foi comissionado como tenente-comandante e o fez como um relações públicas oficial - uma posição que ele havia retratado o ano anterior na comédia Do Not Go Near the Water. Durante seus passeios anuais de treinamento, ele promoveu a Marinha através de transmissões de rádio e televisão, aparições pessoais, e documentários. Ele foi promovido a comandante em 1963 e capitão em 1968.

Ford foi ao Vietnã em 1967 para a turnê de um mês como locação para as cenas de combate em um filme de formação intitulado Global Marine. Ele viajou com uma equipe de filmagem de combate da zona desmilitarizada ao sul do delta do Mekong. Para seu serviço no Vietnã, a Marinha concedeu-lhe uma Medalha Comenda da Marinha. Suas condecorações da II Guerra Mundial são os seguintes: Medalha da campanha americana, Medalha de Campanha Asiática-Pacífico , Medalha de Vitória do Mundo na Segunda Guerra, emblema Rifle Marksman, e o Corps Medal Reserve US Marine. Aposentou-se da Reserva Naval em 1970 no posto de capitão.

SUA CARREIRA
Após o serviço militar, em 194 estrelou ao lado de Rita Hayworth no noir clássico Gilda. O crítico de filmes Bosley Crowther, do The New York Times elogiou a "resistência e equilíbrio em um papel ingrato" de Ford, apesar de pobre direção do filme. Ele passou a ser o protagonista ao lado de Hayworth em um total de cinco filmes.

A da carreira de Ford floresceu nos anos 1950 e 1960 e continuou na década de 1980 com muitos papéis de televisão. Seus principais papéis em thrillers, dramas e filmes de ação incluem A Stolen Life com Bette Davis, The Secret of Convict Lake com Gene Tierney, The Heat Big, Blackboard Jungle, Framed, Interrupted Melody com Eleanor Parker, Experiment in Terror com Lee Remick, Four Horsemen of the Apocalypse e westerns, como The Fastest Gun, 3:10 to Yuma e Cimarron. A versatilidade de Ford também lhe permitiu protagonizar uma série de comédias populares, como A Casa de Chá do August Moon, Do not Go Near the Water, The Gazebo, Cry for Happy e The Courtship of Eddie´s Father.

Em 1971 Ford assinou com a CBS para estrelar sua primeira série de televisão, uma meia hora de comédia/drama intitulada The Glenn Ford Show. No entanto, o chefe da CBS Fred Silverman notou que muitos dos filmes em destaque que estavam sendo mostrados em um festival de cinema Glenn Ford eram westerns. Ele sugeriu então fazer uma série western, o que resultou na série "modern day western", Condado do Cade. Ford atuou como o Sheriff Cade por uma temporada (1971-1972) em uma mistura de mistério policial e drama ocidental. Em A Família Holvak (1975-1976) Ford retratou um pregador da época da depressão em um drama familiar, reprisando o mesmo personagem que ele tinha atuado no filme de TV, The Greatest Gift.

Em 1978 Ford fez um papel de coadjuvante no filme Superman, como o pai adotivo de Clark Kent, Jonathan Kent, um papel que introduziu Ford para uma nova geração de público de cinema. Na cena final da Ford no filme, a música tema de Blackboard Jungle, " Rock Around the Clock ", é ouvida no rádio do carro.

Em 1981, Ford co-estrelou com Melissa Sue Anderson no filme slasher Happy Birthday to Me.

Em 1991, Ford concordou em estrelar uma série para TV a cabo, African Skies. No entanto, antes do início da série, ele desenvolveu coágulos sanguíneos nas pernas que exigiam uma longa estadia no hospital. Depois ele se recuperou, mas ao mesmo tempo a sua situação era tão grave que ele foi listado em estado crítico. Ford foi forçado a desistir da série e foi substituído por Robert Mitchum.

O filme de 2006 Superman Returns inclui uma cena em que Ma Kent (interpretado por Eva Marie Saint) fica ao lado da sala de estar da lareira depois de Superman retorna de sua jornada para encontrar vestígios de Krypton. Nessa cornija é uma imagem de Glenn Ford como Pa Kent.

SUA VIDA PESSOAL
A primeira esposa de Ford foi a atriz e dançarina Eleanor Powell (1943-1959), com quem teve seu único filho, Peter (nascido em 1945). O casal atuou junto apenas uma vez, em um curta produzido na década de 1950 intitulado Have Faith in Our Children. Quando se casaram, Powell era mais famosa do que Ford. Ford posteriormente casou-se com a atriz Kathryn Hays (1966-1969); Cynthia Hayward (1977-1984) e Jeanne Baus (1993-1994). Todos os quatro casamentos terminaram em divórcio. Ford não estava em bons termos com suas ex-esposas, com exceção de Cynthia Hayward, com quem ele manteve-se próximo até a sua morte. Ele também tinha um relacionamento de longo prazo com a atriz Hope Lange, no início dos anos 1960, embora nunca se casasse com ela.

SUA MORTE
Ford sofreu uma série de pequenos derrames que o deixaram com a saúde frágil, nos anos que antecederam a sua morte. Ele morreu em sua casa em Beverly Hills em 30 de agosto de 2006, com a idade de 90 anos.

Glenn apareceu em cinco filmes com a atriz Rita Hayworth: Uma Viúva em Trinidad (1952), Protegida de Papai (1940), Carmen (1948), Dinheiro é Armadilha (1965) e Gilda (1946).\r\n\r\nEle é creditado como sendo a \"arma\" mais rápida nos westerns de Hollywood, capaz de sacar e disparar em 0,4 segundos. Ele foi mais rápido do que James Arness (Matt Dillon de Gunsmoke (1955)) e John Wayne.\r\n\r\nServiu no Vietnã como um oficial militar da reserva.\r\n\r\nEm 01 de maio de 2006, Glenn teve uma festa de aniversário de gala no Teatro Egípcio em Hollywood. Houve uma exibição de uma cópia recentemente restaurada de Gilda (1946) e seu filho, Peter Ford, sediou o evento. Mais de 700 ingressos foram colocados à venda e foram vendidos rapidamente.\r\n\r\nEm seu primeiro teste de tela na 20th Century Fox não foi bem. Foi-lhe dada uma segunda chance na Columbia, um ano depois, e assinado um contrato.\r\n\r\nApesar de sua excelência e popularidade como uma estrela, ele nunca foi indicado a um Oscar.\r\n\r\nRomanticamente ligado ao longo dos anos com Joan Crawford, Brigitte Bardot, Linda Christian, Hope Lange, Debbie Reynolds, Dinah Shore, Dia Laraine e Rita Hayworth.\r\n\r\nEle era um amigo próximo de William Holden.\r\n\r\nMuitas vezes durante sua carreira Ford insistiu em ser filmado olhando para a câmera esquerda - ele havia sofrido um coice no lado direito do queixo por um cavalo - e insistia que o lado esquerdo de seu rosto era o seu único lado filmável.\r\n\r\nNa primeira metade de sua vida, Glenn Ford apoiou os EUA Partido Democrata - em 1950 ele apoiou Adlai Stevenson para o presidente - e, anos mais tarde tornou-se um defensor do Partido Republicano, em campanha para seu amigo Ronald Reagan em 1980 e 1984 nas eleições presidenciais.\r\n\r\nFord vivia em Beverly Hills, Califórnia, onde ele mantinha ilegalmente 140 galos de briga, até que ele foi interrompido pelo Departamento de Polícia de Beverly Hills.\r\n\r\nCITAÇÕES PESSOAIS\r\nO ocidente é um mundo de homens e eu adoro isso.\r\n\r\nAs pessoas riem quando eu digo que eu não sou um ator, mas eu não sou, eu represento como eu sou.\r\n\r\nNunca desista. Pegue o que a vida joga em você e jogue de volta. Se a vida continua jogando, então você tem uma partida de tênis. Aprenda a gostar de tênis.\" (2002)\r\n\r\nRonald Reagan era um amigo verdadeiro e um patriota americano. Estamos orgulhosos dele e de seu serviço ao país. Precisamos de homens como ele hoje.\r\n\r\nEu fico fora do lugar quando tenho que ser sofisticado. Eu fico muito desconfortável em um smoking.\r\n\r\n[Perguntado sobre como ele gostaria de ser lembrado]: Ele fez o seu melhor e ele acreditava em Deus.\r\n\r\n

Depois de ter sido nomeado em 1957 e 1958, em 1962 Ford ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator por sua atuação em Pocketful of Miracles. \r\n\r\nPor sua contribuição à indústria do cinema, Ford tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame em 6933 Hollywood Blvd. Em 1978, ele foi introduzido no Performers ocidentais Hall da Fama do National Cowboy & Western Heritage Museum em Oklahoma City, Oklahoma. Em 1987 ele recebeu o Prêmio Donostia em San Sebastian International Film Festival, e em 1992 ele foi premiado com a medalha Légion d´honneur por suas ações durante a Segunda Guerra Mundial.

Night in Manhattan (1937)\r\nHeaven with a Barbed Wire Fence (1939)\r\nMy Son Is Guilty (1939)\r\nConvicted Woman (1940)\r\nMen Without Souls (1940)\r\nBabies for Sale (1940)\r\nThe Lady in Question (1940)\r\nBlondie Plays Cupid (1940)\r\nSo Ends Our Night (1941)\r\nTexas (1941)\r\nGo West, Young Lady (1941)\r\nThe Adventures of Martin Eden (1942)\r\nFlight Lieutenant (1942)\r\nThe Desperadoes (1943)\r\nDestroyer (1943)\r\nGilda (1946)\r\nA Stolen Life (1946) \r\nGallant Journey (1946)\r\nFramed (1947)\r\nThe Mating of Millie (1948)\r\nThe Man from Colorado (1948)\r\nThe Loves of Carmen (1948)\r\nThe Return of October (1948)\r\nThe Undercover Man (1949)\r\nLust for Gold (1949)\r\nMr. Soft Touch (1949)\r\nThe Doctor and the Girl (1949)\r\nThe White Tower (1950)\r\nConvicted (1950)\r\nThe Flying Missile (1950)\r\nThe Redhead and the Cowboy (1951)\r\nFollow the Sun (1951)\r\nThe Secret of Convict Lake (1951)\r\nThe Green Glove (1952)\r\nYoung Man With Ideas (1952)\r\nAffair in Trinidad (1952)\r\nTime Bomb aka Terror on a Train (1953)\r\nThe Man from the Alamo (1953)\r\nPlunder of the Sun (1953)\r\nThe Big Heat (1953)\r\nAppointment in Honduras (1953)\r\nCity Story (1954 short)\r\nHuman Desire (1954)\r\nThe Americano (1955)\r\nThe Violent Men (1955)\r\nBlackboard Jungle (1955)\r\nInterrupted Melody (1955)\r\nTrial (1955)\r\nRansom! (1956)\r\nJubal (1956)\r\nThe Fastest Gun Alive (1956)\r\nThe Teahouse of the August Moon (1956)\r\n3:10 to Yuma (1957)\r\nDon´t Go Near the Water (1957)\r\nCowboy (1958)\r\nThe Sheepman (1958)\r\nImitation General (1958)\r\nTorpedo Run (1958)\r\nIt Started with a Kiss (1959)\r\nThe Gazebo (1959)\r\nCimarron (1960)\r\nCry for Happy (1961)\r\nPocketful of Miracles (1961)\r\nFour Horsemen of the Apocalypse (1962)\r\nExperiment in Terror (1962)\r\nThe Courtship of Eddie´s Father (1963)\r\nLove Is a Ball (1963)\r\nAdvance to the Rear (1964)\r\nFate Is the Hunter (1964)\r\nDear Heart (1964)\r\nThe Rounders (1965) \r\nThe Money Trap (1965)\r\nIs Paris Burning? (1966)\r\nRage (1966)\r\nA Time for Killing (1967)\r\nThe Last Challenge (1967)\r\nDay of the Evil Gun (1968)\r\nSmith! (1969)\r\nHeaven with a Gun (1969)\r\nThe Brotherhood of the Bell (1970) (TV)\r\nCade´s County (1971) (TV)\r\nJarrett (1973) (TV)\r\nSantee (1973)\r\nThe Greatest Gift (1974) (TV)\r\nPunch and Jody (1974) (TV) \r\nThe Disappearance of Flight 412 (1974) (TV)\r\nMidway (1976)\r\nOnce an Eagle (1976) (TV mini-series)\r\nThe 3,000 Mile Chase (1977) (TV)\r\nEvening in Byzantium (1978) (TV)\r\nSuperman (1978)\r\nThe Visitor (1979)\r\nThe Sacketts (1979) (TV) \r\nBeggarman, Thief (1979) (TV) \r\nThe Gift (1979) (TV)\r\nDay of the Assassin (1979)\r\nFukkatsu no hi (a.k.a. Virus) (1980)\r\nHappy Birthday to Me (1981)\r\nSuperman II (1981)\r\nMy Town (1986) (TV)\r\nCasablanca Express (1989)\r\nBorder Shootout (1990)\r\nRaw Nerve (1991)\r\nFinal Verdict (1991) (TV)

Galeria

Pode fazer uma doação?

Ajude-nos a manter o site no ar! Clique aqui.